Já abordamos anteriormente aqui no blog quais as diferenças entre uma análise de vulnerabilidade e um Pentest. Hoje, iremos demonstrar porque esse tipo de ferramenta, executada por uma equipe altamente especializada é tão importante para a segurança do seu negócio.

 

1 – Validar se a postura de segurança da corporação está adequada para lidar com ameaças atuais

Todos os anos gestores de segurança no mundo inteiro montam suas estratégias e definem seus orçamentos com objetivo de entregar um nível de segurança adequado para as corporações. As ameaças no entanto estão em constante evolução. Como saber se a estratégia definida, as soluções escolhidas e os processos implantados estão adequados? O Pentest é um caminho.

O pentest irá testar suas defesas em todos os aspectos: tecnologia, processos e as pessoas, e quando bem feito, utilizará técnica avançadas de ataque, da mesma forma que hackers o fariam. Colocando a prova de verdade sua segurança e demonstrando eventuais brechas que ainda podem existir.

 

2 – Dar ao gestor de Segurança da Informação a experiência real de como lidar com uma intrusão

Um teste de penetração deve ser feito sem informar as equipes envolvidas na segurança. Isso permite que a empresa teste de verdade se os controles implantados trazem proteção, e se, uma vez vazados, os procedimento corretos e resposta a incidentes irão funcionar de maneira adequada.

 

3 – Feedback sobre as rotas com mais risco na organização

O Pentester precisa constantemente pensar fora da caixa, ele vai tentar entrar em seu sistema por qualquer meio possível, reproduzindo as ações de um atacante do mundo real. Isso pode revelar muitas das principais vulnerabilidades que sua equipe de segurança ou desenvolvimento nunca consideraram. Os relatórios gerados por testes de penetração fornecem feedback sobre a priorização de qualquer investimento futuro em Segurança da Informação, alguns inclusive que precisam ser feitos “Já”.

 

4 – Os resultados ajudam os desenvolvedores a cometer menos erros

Se os desenvolvedores puderem ver e compreender como um invasor externo invadiu um sistema, ou parte de um sistema, que eles desenvolveram, estarão mais motivados para melhorar sua educação em Segurança da Informação, evitando erros semelhantes no futuro.

 

5 – Pentest pode ajudar a conseguir mais orçamento

De acordo com o Gartner®, os orçamentos de segurança vem crescendo ano a ano percentualmente com relação ao orçamento da TI, isso no entanto, não torna simples a tarefa de defesa do orçamento de segurança.  Muitas vezes ao analisar o cenário de ameaças, os gestores percebem que precisam investir em outras áreas, mas convencer a alta gestão é um desafio enorme.  Ao contrário do que muita gente acredita, o PenTest pode ajudar. Quando contratado pela própria área de segurança e apresentado de forma executiva, o resultado do pentest pode demonstrar que o investimento atual traz resultado, porém novas ameaças, as vezes, requerem novos investimentos.

Portanto, se sua empresa ainda não estiver usando testes de penetração regulares para testar a segurança de seus sistemas, aplicativos e da organização como um todo, esse pode ser o momento para iniciar um Pentest. Seus primeiros testes de penetração provavelmente produzirão alguns resultados chocantes, ressaltando que sua organização é mais vulnerável ao ataque do que você já previu. Contudo, como listamos acima, os benefícios são muitos e vão auxiliar em seus desafios com a Segurança da Informação. Você pode entender melhor como o Pentest é realizado e qual tipo é mais indicado para as necessidades de sua empresa aqui.