Como profissionais de TI e Segurança da Informação, a maior parte de vocês está familiarizada com análises de vulnerabilidade e Pentest. Os dois são valiosas ferramentas e podem auxiliar a Segurança de qualquer empresa.

 

Esses dois processos são a mesma coisa?

Devido ao hype de marketing, buzz words e outras influências, esses dois processos são constantemente citados como sendo iguais, o que cria confusão e gasta os recursos de muitas empresas sem necessidade. Com isso em mente, gostaríamos de distinguir a diferença entre os dois e eliminar qualquer confusão que ainda possa restar.

 

O que é uma Análise de Vulnerabilidade?

É o processo de identificar e quantificar as vulnerabilidades existentes em um ambiente. É uma avaliação ampla sobre sua postura de segurança, indicando fraquezas e provendo os processos adequados para mitigação. O intuito é eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis esses riscos.

 

O que é um Pentest?

Um Pentest simula as ações de um criminoso que visa infiltrar a infraestrutura de TI de uma empresa e roubar dados, informações sigilosas ou causar problemas derrubando o sistema. Utilizando um conjunto variado de técnicas, a equipe de Pentest encontra fraquezas, vulnerabilidades e as explora para ganhar acesso a dados sensíveis.

 

Qual serviço é o mais indicado para minha empresa?

O natural é que as empresas realizem primeiro uma Análise de Vulnerabilidade, agir para mitigar os riscos identificados nesse processo, melhorar os processos de segurança e então partir para um Pentest White Box quando estiverem mais confiantes em sua segurança (Você pode compreender melhor os tipos de Pentest aqui). Uma vez que a empresa passe por esses passos com sucesso, é hora de considerar a execução de um Black box, para colocar à prova a segurança da infraestrutura de TI.

Ainda restou alguma dúvida ou precisa de assistência para conduzir uma avaliação sobre a maturidade e a postura de segurança da sua empresa? Entre em contato agora com os especialistas da Real Protect, teremos o prazer em lhe auxiliar em seus desafios de segurança.