A Trend Micro divulgou, recentemente, a informação do aumento de volume de SPAM’s em 2013. Além das técnicas tradicionais, vemos algumas evoluções que permitem que esses SPAM’s “driblem” a camada de proteção das empresas e vitimem mais usuários.

No material divulgado, a Trend Micro apontou, também, que os temas mais utilizados para SPAM’s em 2013 foram os relacionados à saúde, correspondendo a 30% e “o nascimento do bebê real”. Os SPAM’s relacionados à saúde, porém, não chegam mais tanto disfarçados de estratégias diretas, como a venda de um produto relacionado à própria foto, e sim, em newsletters utilizando, muitas vezes, como fonte grandes empresas de comunicação, como por exemplo a CNN, USA Today e The New York Times.

A utilização de malwares anexados aos emails ainda é frequente e sofreu um aumento em 2013 no cenário de ameaças. É importante considerarmos essa informação, uma vez que prova que usuários continuam sendo enganados por técnicas simples como, por exemplo, a sugestão de cliques em anexos contaminados. Entre os malwares mais disseminados em SPAM’s está o TROJ_UPATRE, que no ano passado desbancou o ZBOT/Zeus, considerado o “top” da família desse tipo de malware e conhecido por roubar informações financeiras de usuários. Essa constatação é considerada duplamente perigosa, pois o UPATRE faz download de outros malwares, incluindo o ZBOT e, além de roubar informações, também as tornam inacessíveis aos usuários. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente em novembro de 2013 aproximadamente 45% de todos os spams com anexos maliciosos continha malwares UPATRE.

Diante desse panorama, é importante destacar que se trata de um precedente para o cenário de 2014: continuaremos vendo técnicas antigas combinadas com novas para burlar o antispam e atingir mais vítimas, spams continuarão espalhando malwares que virão anexados e as redes sociais terão um drástico aumento no volume de spams.

 

Gráfico mostra o volume de spams de 2008 até 2013

 

Artigo por  Nadja Cunha, coordenadora de suporte da Real Protect