No mundo da Segurança da Informação, todos usam as mesmas palavras, jargões e buzzwords. Para os executivos e gestores, diferenciar a qualidade das soluções, identificar quais se encaixam melhor para seus problemas é um desafio recorrente. Esse é o cenário quando a empresa decide investir em uma solução de análise de dados, fundamental para a segurança nos dias de hoje. Para auxiliar no momento de escolha da melhor solução de análise de dados para sua empresa, elaboramos 13 perguntas para você fazer que podem trazer mais clareza ao processo de decisão:

1 – Quais problemas você está tentando resolver? Essa pode parecer uma pergunta óbvia, mas faça esse questionamento a respeito da solução, veja se ela vai dar uma resposta concisa, que faz sentido com os problemas do dia-a-dia.

2 – Se a resposta fez sentido, ela descreve um problema que realmente ocorre em sua empresa?

3 – Sobre quais dados a solução opera? Todas as soluções precisam operar sobre uma base de dados, entenda quais são esses dados, o que a solução pretende atingir a partir da coleta desses dados.

4 – A solução em questão vai utilizar dados que você já possui e pode coletar facilmente?

5 – Quão difícil é levar os dados para a solução processar e analisar?

6 – Qual será o custo adicional que você vai encontrar quando decidir manter uma determinada quantidade de dados para atingir determinados objetivos?

7 – A solução é capaz de escalar facilmente para o volume de dados necessário por sua empresa?

8 – Quais são os custos-benefício em termos da segurança de sua empresa, eficiência, efetividade e fluxo do negócio?

9 – Qual o custo de poluir a operação com um grande número de alertas e falsos-positivos? As soluções de análise de dados permitem que a empresa identifique problemas onde antes não havia visibilidade, mas também criam um alto volume de alertas que precisam ser examinados, passam a fazer parte do dia-a-dia da operação.

10 – A solução vai se integrar bem com a operação?

11 – Você está inclinado a introduzir uma nova ferramenta ou camada de complexidade na sua operação de segurança?

12 – Para funcionar corretamente, serão necessárias quantas pessoas, quantos novos processos?

13 – Quais resultados você vai realmente obter a partir dessa solução de análise de dados?

Os dados que as empresas produzem diariamente são um tesouro e contém um potencial analítico enorme. Mas como com qualquer outro tipo de solução e ferramenta, pesquisar e fazer as perguntas certas assegura o resultado esperado no final. Essas 13 questões são uma estratégia para diferenciar rapidamente algumas soluções que vão atingir seus objetivos de outras que no final, serão um desapontamento.