Devido à tragédia ocorrida na Nova Zelândia que resultou na morte de 49 pessoas, o CERT US está aconselhando os usuários a ficarem atentos com possíveis atividades maliciosas que possam estar tentando capitalizar com esse evento. Aqui no Brasil tivemos a tragédia de Susano e o cenário é semelhante. Eventos dessa natureza acabam ativando a curiosidade das pessoas, de forma que elas passam a prestar menos atenção com relação a emails e mensagens suspeitas.

Portanto, os usuários devem ter cautela ao lidar com emails que estejam relacionados a esses tiroteios, mesmo que eles pareçam se originar de fontes confiáveis. Emails fraudulentos muitas vezes contém links ou anexos que direcionam os usuários para phishing ou sites infectados. Nesses casos de tragédias, é comum vermos emails maliciosos requisitando doações para entidades, fique muito atento com pedidos estranhos em redes sociais, ligações, SMS, sites de doação, emails e também com links compartilhados via WhatsApp.
Mais informações em: https://www.us-cert.gov/ncas/current-activity/2019/03/15/New-Zealand-Related-Scams-and-Malware-Campaigns