MSSP’s são empresas especializadas que oferecem monitoramento e gerenciamento de parte ou do todo dos ativos de segurança de uma empresa. O objetivo é mitigar os riscos e permitir o bom funcionamento do negócio. Segundo o Gartner, até 2019, mais de 50% das operações de segurança de empresas de médio e grande porte ocorrerão com algum tipo de gerenciamento de segurança terceirizado, uma necessidade que ocorre pela complexidade cada vez mais crescente da segurança da informação.

Uma grande dificuldade que os gestores possuem quando se deparam com a necessidade de terceirizar parte das operações de segurança é quais critérios levar em consideração no momento de escolher o parceiro ideal. Elaboramos a seguir 11 pontos a serem considerados para que sua empresa encontre a MSSP ideal para suas necessidades.

1 – Alinhe as necessidades: De forma resumida, é importante definir o que é esperado da relação entre a empresa e a MSSP. Considere os serviços e a expertise necessária para seu projeto de segurança. Avalie os diferenciais de cada fornecedor e selecione o que mais atende aos interesses de sua empresa.

2 – Infraestrutura de Ponta: Conheça o Security Operations Center (SOC) da MSSP. Visite o local, conheça os profissionais envolvidos, tenha certeza de que a gestão de seus ativos ocorrerá em uma infraestrutura adequada, nas mãos de profissionais capazes.

3 – Eficiência de Custo: O custo é relevante quando uma empresa opta pelo Serviço Gerenciado de Segurança. Escolha um parceiro que esteja disposto a flexibilizar os serviços para as necessidades que sua empresa possui, alinhando isso com a realidade do orçamento disponível.

4 – Experiência do Usuário: Considere selecionar uma MSSP que possua uma interface única, que disponibiliza facilmente as informações de monitoramento, eventos e tickets. Uma interface em portal web, que permita ao usuário enxergar as investigações, pesquisar logs e participar do processo de troubleshooting é um diferencial que precisa ser considerado.

5 – Impacto Organizacional: Selecione uma MSSP que estabeleça expectativas claras sobre os requerimentos sobre a sua empresa. O Serviço Gerenciado é uma parceria, de forma que os papéis e as responsabilidades de cada uma das partes devem estar bem claras para que a operação flua como previsto. É importante lembrar que você terceiriza a segurança, mas não a responsabilidade.

6 – Serviço e Relacionamento: O serviço ao usuário é um importante aspecto quando se analisa uma MSSP. Ter uma lista de contatos estabelecidos ao longo do contrato permite ao cliente ter mais confiança, agilidade de resposta e facilidade no escalonamento dos chamados.

7 – Expertise de Segurança: MSSP’s que possuem pessoal experiente, qualificado e certificado nas soluções propostas se encaixam bem nas necessidades de segurança da empresa. Tenha certeza de que a MSSP possua a expertise em segurança e os profissionais qualificados para suas necessidades.

8 – Arquitetura: Busque uma MSSP que esteja proposta a oferecer uma solução desenhada para as necessidades de sua empresa. Considere também um parceiro que forneça monitoramento de segurança 24/7 e gerenciamento de um amplo espectro de soluções, desde appliances de segurança até dispositivos de rede e soluções de endpoint.

9 – Estabilidade Financeira: Uma relação com a MSSP ocorrerá por um longo período de tempo. Tenha certeza de que a MSSP escolhida tenha uma situação financeira estável e não deixe de operar repentinamente. É importante, por exemplo, que a MSSP não tenha um ou dois clientes que sustentem a operação da empresa.

10 – Experiência na Entrega de Serviços Gerenciados de Segurança: Existem muitos principiantes embarcando no mercado de Serviços Gerenciados. Escolha um fornecedor que tenha tempo de mercado, que já adquiriu experiência, possibilitando a entrega de um serviço sólido e eficiente.

11 – Certificação: Um importante diferencial para uma MSSP é ser certificada por um instituto internacional idôneo. A certificação garante que a MSSP está de acordo com as melhores práticas do mercado, garantindo excelência na entrega do Serviço Gerenciado.

 

Pronto para iniciar o processo de decisão por uma MSSP? Veja aqui como a Real Protect pode auxiliar sua empresa a mitigar os riscos e permitir que sua equipe foque nas necessidades do negócio.