Versões falsas do jogo de realidade aumentada Pokémon Go, que será lançado em breve no Brasil, já estão povoando a Google Play, loja oficial do Android, e a Apple App, loja oficial do iOS. Esses apps já foram baixados por mais de 100.000 vezes por usuário desavisados.

Alguns desses apps não oficiais podem ser encontrados com os nomes: Pokémon Go Ultimate, Pokémon Go: New Version for Free App Game e Go Catch ‘Em All!. Esse último entrou na lista dos top apps gratuitos da Apple na Inglaterra, o detalhe é que esses downloads foram feitos antes do jogo ser oficialmente lançado no país. Com a vontade de entrar na moda, os usuários acabam baixando esses apps maliciosos na esperança de poder começar a jogar. O lançamento no Brasil ainda não ocorreu, mas os apps maliciosos podem ser facilmente encontrados na Google Play e na Apple Apps.

Alguns desses apps transformam o smartphone em um dispositivo zumbi, que fica clicando em anúncios para gerar renda para os criminosos. Outros apps aplicam esquemas fraudulentos mais tradicionais, cobrando dos usuários para a obtenção de itens do jogo, que nunca serão entregues. Segundo a consultoria RiskIQ, mais de 215 versões falsas do game foram encontradas nas lojas oficiais.

A recomendação é que, como qualquer outro app, se tenha cuidado ao realizar o download. O usuário deve verificar a origem do aplicativo antes de permitr a execução.