Existe hoje no mercado uma grande variedade de firewalls NGFW, que podem atender a sua empresa de diversas formas. Mas como escolher o que melhor se encaixa para você?

O marketing de todos os vendedores é muito bom, e explora bem as principais qualidades de cada produto, contudo, não pontua os defeitos e problemas, tornando a tarefa de escolher o NGFW para sua empresa ainda mais difícil.

Para selecionar de forma correta o NGFW da sua empresa, é preciso calcar a decisão em pontos objetivos. Em primeiro lugar, saiba quais são os objetivos do negócio. É crucial para a segurança que exista um alinhamento com os objetivos gerais da empresa. Tenha em mente também como a segurança pode e deve auxiliar o negócio. Delimitando bem esses dois pontos, já é possível verificar quais as características que serão necessárias para que o NGFW atenda bem às necessidades da empresa.

Precisamos ser realistas, fazer esse alinhamento e ainda testar as soluções disponíveis é uma tarefa custosa e que leva tempo. Neste momento é bom contar com resultados publicados por centros independentes de testes. Um dos mais conhecidos e confiáveis é o NSS Labs. O laboratório convida todos os vendedores, sem custos, a participarem do teste. Para analisar o NGFW, são estabelecidos diversos requisitos, como por exemplo, estabilidade e porcentagem de ataques bloqueados. O resultado é um comparativo entre duas variáveis, efetividade de segurança e TCO (Custo Total de Propriedade) por Mbps protegido.

O resultado de 2014 foi o seguinte:

nss_ngfw

A importância do TCO

Ao escolher uma solução NGFW é importante estar atento ao TCO. O custo de aquisição do equipamento é apenas uma parcela do TCO. Segundo um estudo realizado pelo Aberdeen Group, em média esse custo representa 31% do total. Portanto, escolher uma solução que seja fácil de implementar e administrar fará toda diferença na redução do custo de propriedade.

Confira o resultado de um estudo também da NSS Labs sobre o TCO de soluções firewall realizado em 2013:

quadro_tco

Opinião de especialista

Segundo Theo Brazil, consultor de segurança e especialista em firewalls, é muito importante equilibrar segurança com TCO, mas temos que lembrar que a administração do Firewall também é uma parte importante do custo total de propriedade.

Para o especialista, com relação a soluções que alinhem qualidade e preço, a Fortinet desponta como uma excelente opção. A Fortinet oferece uma proteção integrada de altíssima qualidade, compreendendo funções importantes no combate às ameaças atuais, além de ser fácil de administrar:

– É gratificante sabermos que nossa decisão técnica nas soluções oferecidas aos clientes está alinhada com os principais institutos de segurança mundiais, oferecendo o melhor nível de segurança – complementa Rovercy de Oliveira.

Para conferir o relatório completo da NSS Labs: clique aqui
Para conferir o relatório completo de TCO do NSS Labs: clique aqui