O Cibercrime cresceu mais de 400% nos últimos dois anos. Dificilmente uma semana se passa sem notícias de um novo ataque, uma história de ransomware ou ampla cobertura da mídia como nos casos do WannaCry, Petya e Bad Rabbit. A tendência é que os ataques continuem crescendo a cada ano em frequência, danos e complexidade.

 

Por quê as Pequenas e Médias Empresas são alvos frequentes?

Enquanto as grandes enterprises e os governos acabam sendo as manchetes da mídia quando o assunto são ciberataques, as pequenas e médias empresas são atacadas na mesma proporção. De acordo com um estudo recente do Instituto Ponemon, 55% das empresas nesse segmento de tamanho passaram por algum tipo de ciberataque no último ano. Apenas 14% das empresas SMB se disseram preparadas e bem protegidas.

O fato é que os criminosos estão sempre em busca de maximizar os lucros com o menor esforço possível, de forma que buscam técnicas novas e alvos menos preparados. As SMB’s, devido ao menor porte, em geral possuem uma equipe de segurança reduzida ou até mesmo nenhuma equipe, infraestrutura deficitária e não possuem visibilidade sobre a operação, tornando-se alvos perfeitos para os criminosos.

 

Serviços Gerenciados de Segurança, um bom custo-benefício

Pequenas e médias empresas, sem uma maturidade de segurança e uma equipe capaz de monitorar e responder aos incidentes são particularmente mais suscetíveis a se tornarem vítimas. De acordo com a Cyber Threat Alliance, 50% das SMB’s que acabam sofrendo um grande ataque de ransomware e precisam substituir servidores, máquinas, ou acabam perdendo informações valiosas de negócio não conseguem retornar ao mercado e fecham as portas.

Uma forma das empresas responderem às recentes ameaças de forma eficiente e com um bom custo-benefício são os Serviços Gerenciados de Segurança, que podem prover de forma 24×7 em tempo-real uma operação de segurança equiparável às mantidas por grandes enterprises, mas a uma fração do custo.

 

Como os Serviços Gerenciados de Segurança podem auxiliar na proteção de sua empresa

Os serviços gerenciados de segurança auxiliam na cibersegurança de uma empresa assim como um advogado auxilia com as questões jurídicas. Ao invés de gastar enorme tempo e dinheiro defendendo as próprias causas, revendo contratos, a empresa terceiriza esse trabalho para uma especialista nessas questões.

Em segurança da informação, uma empresa que presta serviços gerenciados de segurança é o análogo do advogado, é o especialista no campo, que possui as skills, o conhecimento, as ferramentas para realizar o serviço de forma rápida, eficiente e com alta qualidade na entrega.

Os serviços gerenciados de segurança permitem um investimento mais inteligente em segurança. A flexibilidade do serviço também permite, por exemplo, que você supra apenas as partes mais deficitárias da operação de segurança de sua empresa. Contar com os serviços gerenciados de segurança ao invés de investir apenas na última solução de perímetro ou de endpoint fornece uma segurança mais robusta, mais inteligente, e com investimentos predizíveis e gerenciáveis de forma estratégica.