Cerca de 50% das empresas experienciaram algum problema de segurança relacionado aos Containers. Essa descoberta foi revelada por um pesquisa feita sobre esse tipo de tecnologia conduzida pela consultoria americana Tripwire.

Foram 269 profissionais de TI entrevistados, o pré-requisito era ser gerente de produção de ambientes usando tecnologia de container em empresas com mais de 100 colaboradores. 46% dos entrevistados não sabiam se os containers eram seguros e 47% admitiram que tinham containers em produção com vulnerabilidades conhecidas. Cerca de 60% dos respondentes relataram que a empresa havia sofrido algum tipo de incidente de segurança nos containers em 2018.

Para 94% dos profissionais, existe uma preocupação com a segurança desse tipo de tecnologia. A maior preocupação diz respeito ao conhecimento de segurança inadequado desse tipo de tecnologia entre a equipe, visibilidade limitada no status de segurança dos containers e na inabilidade de acessar o risco antes da implementação.

Os containers estão cada vez mais sendo adotados nas empresas para dar suporte ao DevOps. De acordo com o estudo, ⅓ dos profissionais disseram ter entre 10 e 100 containers em produção, sendo que 19% reportaram ter entre 100 e 500.

Com o crescente aumento e adoção de containers, as empresas estão sentindo a pressão para aumentar a implementação da tecnologia. Para manter a demanda, as equipes estão aceitando riscos ao não oferecer a segurança adequada para os containers. Como paliativo inicial, é imprescindível pelo menos realizar scans periódicos de análise de vulnerabilidade, permitindo aos gerentes ter pelo menos a visibilidade sobre quais riscos ele está expondo seu ambiente.