De acordo com relatório da Trend Micro, o ransomware dominou o cenário de ameaças nos últimos 18 anos com alto volume e capacidade destrutiva. Contudo, os cibercriminosos estão atacando agora outro vetor: o Android. A pesquisa da Trend Micro mostrou que a quantidade de ransomwares aumentou 15 vezes em Junho de 2016 com relação à Abril de 2015.

O ransomware para dispositivos móveis teve início a cerca de 2 anos e passou praticamente despercebido, sempre na sombra do ransomware para PC. Mas, devemos mesmo prestar mais atenção? Vamos ver a seguir por quê você deve se preocupar, como essa ameaça se dissemina e o que pode ser feito para manter os dispositivos móveis a salvo.

 

Por quê você deve se preocupar

Como já abordamos em outras oportunidades, o ransomware bloqueia o computador ou o dispositivo móvel, ele também pode acabar encriptando os arquivos, os criminosos apenas liberam o dispositivo ou a senha de descriptação dos arquivos mediante o pagamento de resgate. Caso o resgate não seja pago, eles podem deletar os arquivos, ou permanentemente bloquear seu computador ou dispositivo móvel.

Hoje em dia os dispositivos móveis fazem parte de nossa vida, talvez até mais do que os PC’s. Um ataque de ransomware ao um dispositivo móvel pode acabar gerando mais danos, transtorno e dor de cabeça do que um ataque a um laptop por exemplo.

Como o ransomware para dispositivos móveis se dissemina

O ransomware para dispositivos móveis se mascara como um app legítimo, jogos populares, players de vídeo ou como um update de sistema. A maior parte desses apps se encontra nas lojas não oficiais, mas existem casos de apps maliciosos encontrados na Google Play e na Apple Store. O ransomware também pode ser iniciado caso o usuário acesse sites pornôs, fóruns diversos ou clique em alguma mensagem de spam.

Como você pode se proteger

O Trend Micro Mobile Security (TMMS), é uma solução de proteção para dispositivos móveis completa e otimizada para as empresas. O TMMS escaneia os dispositivos e checa todos os apps utilizando a database de reputação de segurança da Trend Micro. É recomendável que o usuário baixe aplicativos somente das lojas oficias, e, mesmo nas lojas oficiais, confira se o aplicativo é o oficial. É muito comum aplicativos maliciosos que se disfarçam de legítimos.