Depois do fim do suporte ao Windows XP, que ainda causa diversos problemas para os administradores de rede, a Microsoft anunciou que também irá terminar de forma definitiva o suporte para Windows Server 2003 e 2003 R2. Assim como foi com o Windows XP, a partir do deadline estabelecido, dia 14 de julho de 2015, a Microsoft não realizará mais nenhuma atualização para esses produtos, nem patches de segurança, mesmo que sejam descobertas ameaças de dia-zero.

Na prática, isso se reflete de duas formas, primeiro, as máquinas que contarem com o Windows Server 2003 e 2003 R2 estarão vulneráveis à novas ameaças que forem descobertas após o dia 14 de julho. Isso é extremamente crítico, já que uma ameaça conhecida, mas que não é corrigida, se torna uma porta escancarada para qualquer atacante. O segundo ponto é o chamado stack de vulnerabilidades. Sabendo que o suporte será finalizado no dia 14, os hackers descobrem novas vulnerabilidades nesses sistemas operacionais mas não as revelam, passando a utilizar essas vulnerabilidades depois que o suporte é encerrado, de forma que não há mais correção por parte da Microsoft.

Como é possível se proteger?

Faça o upgrade para versões superiores do Windows. A Microsoft disponibiliza em seu site várias informações que podem auxiliar nessa atualização. Saiba mais 

Caso não seja possível realizar o upgrade, utilize ferramentas de segurança para proteção deste ambiente. A solução Trend Micro Deep Security, com sua tecnologia de Virtual Patching, blinda as vulnerabilidades, protege seus sistemas contra ataques poucas horas após elas terem sido descobertas, mesmo que a plataforma não seja mais suportada pelo fabricante. Esta proteção também abrange outras tecnologias como Java, Adobe, entre outras. A Trend Micro se destacou nesse segmento ao estar sempre à frente das vulnerabilidades do Windows XP, após o término do suporte da Microsoft.

Além das alternativas acima, a Real Protect também oferece serviço gerenciado de Network IPS. Realizado por profissionais especializados, que atuam 24×7 em nosso SOC, o serviço monitora o tráfego da rede interna e  bloqueia ataques conhecidos e desconhecidos, de fora para dentro da infraestrutura ou entre sites. Conheça o serviço de Network IPS Real Protect.

12-minitrend_micro