Já clicou e participou de algum quizz divertido no Facebook? Que ator famoso parece com você? Quem você seria em Game of Thrones? Esses quizzes divertidos estão sendo usados por criminosos como uma nova ferramenta de engenharia social para roubar suas informações pessoais.

Um que circulou recentemente nas redes sociais foi “Qual o seu nome de Família Real?”, aproveitando a onda do casamento real na Inglaterra. Para que os usuários soubessem a respostas, eles precisavam responder perguntas como o nome dos avós, do animal de estimação, o endereço da casa onde cresceram. Isso parece familiar? É porque realmente é, essas costumam ser as perguntas de segurança para recuperação de senhas.

Para os criminosos é ótimo que as vítimas ofereçam informações sensíveis assim de graça. Eles deixam parecer bonitinho, fácil e divertido, abaixando a guarda e agindo nesse meio tempo.

Como sempre, desconfie do que encontrar na internet e tenha muito cuidado com as informações pessoais. Até mesmo supostas brincadeiras podem ter más intenções por trás.