Trabalhar com e-commerce (comércio eletrônico) exige uma expertise grande e um nível de segurança alta. O cliente deseja realizar negócios em ambientes virtuais de confiança e saber que não está vulnerável a roubo de informações, como as de cartão de crédito ou malwares.

O e-commerce não é considerado um serviço novo. Existente desde a década de 70, essa modalidade tem sido maior explorada após o advento da internet, nos anos 90. No entanto, o sentimento de falta de segurança pelos potenciais clientes fez com que esse tipo de comércio não se fortalecesse tão rápido. Tratar aspectos de segurança na sua essência requer uma atualização constante das modalidades de invasão e investimento neste requisito. Proteger os dados do seu cliente e das suas transações financeiras realizadas é condição fundamental para alavancar as vendas e manter uma relação contínua de confiança com o e-consumidor. Um cliente satisfeito certamente irá procurar novamente os serviços do fornecedor e recomendar a loja virtual. Basta ver como exemplo os vários websites que mantém a sua história e sua marca.

Possuir apenas um certificado digital não garante a segurança das informações ou prevenção total a ataques ao website da empresa ou infecção do dispositivo do cliente – muitas vezes com alojamento de algum malware obtido pelo próprio website da loja virtual. É necessário investir em serviço gerenciado de segurança.

Como o MSS pode proteger o seu negócio e o consumidor?

O Serviço Gerenciado de Segurança (MSS), compreende um elevado nível de segurança dentro da estrutura da rede corporativa. Seu objetivo é fornecer o devido monitoramento e gerenciamento de dispositivos e sistemas de segurança, como firewall, IPS, monitoramento de disponibilidade, antivírus, entre outros, operados de forma remota a partir de centro de operação de segurança onde uma equipe especializada monitora e administra o ambiente.

O MSS visa garantir o gerenciamento correto de tecnologia, com base em melhores práticas, garantindo o alto nível desejado de segurança. Dessa forma, a empresa evita riscos financeiros e danos a sua imagem provocados por eventuais incidentes. Contar com um provedor de MSS significa ter um gerenciamento contínuo da segurança da informação. Funcionando 24 horas por dia, ininterruptamente.

Uma grande vantagem dos serviços viabilizados pelo provedor de MSS é a atualização constante dos mais novos tipos de ameaças e ataques disponíveis no mercado pelos cibercriminosos e as formas de combate, evitando possíveis vulnerabilidades da empresa. O Gartner ressalta vários benefícios para a contratação de um provedor de MSS, como o aumento do nível de segurança e redução de custos para a empresa do e-commerce; a detecção e tratamento rápido das vulnerabilidades ou ataques, devido a sua expertise; cobertura 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano; além de dispor de uma equipe qualificada, composta por especialistas em número suficiente para gerenciamento dos ambientes de diversas empresas.

É impossível prever todos os ataques, mas é preciso estar preparado para a ocorrência deles. As políticas e regras de segurança devem ser atualizadas e mantidas de forma acessível, contando com procedimentos desejáveis de gerenciamento de dispositivos de segurança, contemplando no escopo:

  •  utilização de profissionais experientes, com qualificação especializada;
  •  solução capaz de estender a equipe interna de segurança, desonerando os profissionais do quadro da empresa;
  •  detecção e resposta a ameaças.

É primordial para a saúde financeira dos negócios e permanência do e-commerce que a segurança da informação seja tratada com a sua real importância, se preocupando e mantendo o compromisso em proteger o cliente, provocando sua consequente fidelização.

Você tem protegido o seu e-commerce? Quais as soluções adotadas? Possui um Serviço Gerenciado de Segurança (MSS)? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo.