O Instituto Ponemon divulgou esse mês os principais resultados encontrados na 2ª pesquisa de 2017 sobre O Valor da Inteligência de Ameaças. Essa pesquisa é realizada 2 vezes a cada ano, para chegar ao resultado, o Instituto Ponemon entrevistou cerca de 1.000 profissionais de segurança sobre uma ampla variedade de tópicos relacionados à inteligência de ameaças.

Os resultados mostram que as empresas estão rapidamente adotando a inteligência de ameaças em seus programas de segurança. Nos Estados Unidos, 80% dos profissionais disseram que suas empresas já utilizam alguma forma de inteligência para estar à frente das ameaças, em 2016 eram apenas 65%. Independente de terem ou não algo de inteligência dentro da estratégia de segurança, 84% dos profissionais concordaram que a inteligência é essencial para melhorar a segurança e mitigar os riscos.

Apesar do aumento na adoção, os desafios da adoção da inteligência de ameaças continuam sendo muitos. 69% dos entrevistados indicaram que o volume de dados é muito grande e complexo para prover uma inteligência passível de ser utilizada. Outras razões para a falta de efetividade incluem:

  • 71% apontaram falta de expertise da equipe
  • 48% apontaram ausência de soluções condizentes com o ambiente da empresa

Dentre os pontos identificados como chaves para o sucesso da implantação de uma inteligência de ameaças na empresa, os entrevistados apontaram:

  • 80% a implementação de uma plataforma para a realização da inteligência de ameaças
  • 65% integrar essa plataforma ao SIEM existente no infraestrutura
  • 54% ter uma equipe qualificada e dedicada para executar essa tarefa

Inteligência de Ameaças e o MSS

A partir da pesquisa do Instituto Ponemon, fica claro que as empresas estão em busca dessa estratégia para aprimorar a segurança de sua infraestrutura. Uma possibilidade para conquistar uma boa inteligência de ameaças em é contar com uma empresa especializada em Segurança, que executa um serviço de MSS – Managed Security Services.

A Real Protect, por exemplo, dentro do serviço de MSS oferece uma camada completa de Inteligência de Ameaças, correlacionando os logs do cliente e estabelecendo os alertas com base em inteligência própria e nos principais feeds de segurança elaborados pelos fabricantes das soluções. A inteligência de ameaças da Real Protect também conta com Threat Hunting, onde a equipe busca proativamente por novas ameaças e conta com laboratórios de pesquisa, para que o mais moderno em segurança possa ser aplicado no ambiente dos clientes.

Conheça mais sobre o MSS da Real Protect aqui.