Cloud Application Performance Management – CAPM é o processo de monitoramento de recursos e performance de aplicações em ambientes de nuvem, híbridos, sejam públicos ou privados. Um objetivo importante de uma iniciativa de CAPM é prover aos gestores a habilidade de identificar uma experiência ruim do usuário rapidamente, de forma que o serviço em nuvem possa ser desabilitado até o problema que afeta a performance ser solucionado.

Medir a experiência do usuário para ambientes de nuvem requer um agente inteligente posicionado no servidor da aplicação para monitorar o tempo de resposta. As ferramentas de CAPM podem ser utilizadas para combinar dados de silos de monitoramento distintos em um dashboard de correlação único. O dashboard torna a auditoria de logs mais fácil para ser lida e evita a equipe de TI de lidar com problemas de correlação manual e dependência de memória.

Ao passo em que a nuvem se torna cada vez mais presente nas empresas, a necessidade de uma ferramenta que monitora e gerencia a performance e disponibilidade das aplicações ao longo do ambiente distribuído se tornou algo essencial. Algumas ferramentas inclusive predizem os componentes e alertam os gestores quanto à potenciais problemas e sugerem as correções necessárias.

O Serviço de Monitoramento de Disponibilidade da Real Protect é capaz de atuar em ambientes híbridos e possui as capacidades de um CAPM, conheça mais.